"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo.
Nem todas as respostas cabem num adulto."
Arnaldo Antunes

OS IRMÃOS GRIMM E A CULTURA POPULAR BRASILEIRA

Os Irmãos Grimm

O projeto propõe uma releitura dos clássicos contos dos irmãos Grimm sob a forma e o jeito da cultura popular brasileira. Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm foram bibliotecários, na Alemanha do início do século XIX, que fizeram uma pesquisa sobre o folclore local, originando depois as tradicionais fábulas de contos de fadas. O tratamento dado pelos contadores à história preserva sua estrutura narrativa, conservando, assim, a integridade do enredo, mas fazendo referências a personagens, histórias e “causos” da cultura popular brasileira; tais como, Saci Pererê, a figura do Caipira, o João Grilo nordestino, o Coronel, animais e ambientes típicos do Brasil. A adaptação visa uma maior aproximação da cultura popular brasileira ao universo da criança e conta com muita música, apresentada ao vivo, além de brincadeiras tradicionais.

As Histórias
A apresentação conta com duas histórias dos irmãos Grimm adaptadas, sendo os contos escolhidos pelo contratante ou pela Companhia.

CLÁSSICOS
BELA ADORMECIDA: Nos tempos da coroa no Brasil veio ao mundo a linda Rosa Juvenil, filha de um rei e uma rainha apaixonados. Na festa de seu batizado todos são convidados, menos a Fada do Mangue, que invade a cerimônia e lança uma maldição: “Aos quinze anos a menina vai furar o dedo numa roca e adormecer para sempre”. Mas será que ela adormecerá para sempre, mesmo?

RAPUNZEL: Rapunzel é criada numa imensa torre, prisioneira do mundo, por uma bruxa malvada. O cabelo da menina nunca é cortado e é conservado como uma gigantesca trança. Um dia, um príncipe passando pelo local, ouve Rapunzel cantando, e decide salvá-la das garras da bruxa.

A BRANCA DE NEVE: Uma rainha má e bela (que também é bruxa) resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, por ser mais bela. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má tentará novamente acabar com a vida da menina.

MARIA BORRALHEIRA(CINDERELA): História de uma órfã, Maria Borralheira, explorada pela madrasta e suas duas filhas. Um dia todo o reino é convidado para uma festa no castelo do rei para que seja escolhida a noiva do príncipe, Maria Borralheira é impedida pela madrasta e palas filhas da mesma de ir ao baile, ficando em casa solitária.

JOÃO E MARIA: Duas crianças de uma pequena vila do sertão, João e Maria, um dia ouvem uma conversa dos pais acerca do que deveriam fazer diante da falta de comida. A escolha dos pais em abandonar as crianças, na esperança de que tivessem uma melhor sorte em outro lar, leva João e Maria a entrarem em uma jornada cheia de desafios. 

CHAPEUZINHO VERMELHO: Uma menina conhecida como Chapeuzinho vermelho tem que levar pães de mel para sua avozinha que está doente. Sua mãe recomenda que ela siga pelo caminho do rio que é mais curto e não tem perigos. A curiosidade de Chapeuzinho e um estranho que ela encontra na beira da estrada irão tentá-la a mudar de caminho. 

O ALFAIATE VALENTE: Um pequeno alfaiate um dia mata sete moscas que estavam importunando. Orgulhoso de seu feito sai pelo mundo com um escrito que diz: "Matei sete de uma vez". Sua fama se espalha e até gigantes resolve desafiar o alfaiate valente. 

OS MÚSICOS DE BREMEN: Um burro, um cão, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, abandonam-nos e decidem ir para Bremen, uma cidade onde conhecerão a liberdade. Com o intuito de serem músicos seguem a estrada vivendo aventuras.

HISTÓRIAS DE MEDO
O PÉ DE ZIMBRO: Um casal queria muito ter um filho, só que quando a criança nasce a mãe acaba morrendo durante o parto e o pai a enterra embaixo de um pé de zimbro. O pai viúvo casa-se novamente e tem uma outra criança com a nova esposa, gananciosa, que irá tramar para que a filha não tenha que dividir a herança com o irmão mais velho.

A MADRINHA MORTE: Um homem, muito preocupado com o futuro do filho, saiu pela estrada para arranjar-lhe um bom padrinho. Encontrou Deus e recusou dar como afilhado o menino. Depois encontrou o diabo e também o recusou como padrinho. Então veio a morte e ele entregou o filho para batizar. Tutorado pela morte o jovem transforma-se em um grande médico. Mas ser afilhado da morte tem um preço.

O RAPAZ QUE SAIU DE CASA PARA SABER O QUE ERA TER MEDO: Um rapaz que não conhecia o medo, nem mesmo o que era ter um calafrio, parte pelo mundo para tentar entender o que significa ter medo.

RUMPELSTILTSKIN: Para impressionar um fazendeiro ambicioso um capiau bastante pobre diz que sua filha é capaz de fiar palha e transformá-la em ouro. Para ter a prova o fazendeiro prende a moça num quarto com palha e uma roca de fiar, e exige que ela transforme a palha em ouro, se ela realizar a mágica casaria com ela caso contrário a mataria.Quando a moça já perdeu todas as esperanças aparece um estranho homenzinho para ajudá-la. 

HISTÓRIAS DE JOÃO
JOÃO GRILO E OS TRÊS CABELOS DE OURO DO DIABO: João Grilo nasce um dia numa pequena vila sertaneja e graças aos eventos misteriosos que rondam o dia de seu nascimentos as pessoas começam a dizer que ele está destinado a casar com a filha do poderoso major Antônio Moraes. O major irá fazer de tudo para que o destino de João  não se cumpra, e para isso até mandará o amarelo para o inferno buscar três fios de cabelo de ouro do Diabo. 

JOÃO, O FELIZARDO: João recebe por sete anos de trabalho uma pepita de ouro do tamanho de sua cabeça. Carregar tanto ouro até em casa cansa, João trocará sua pepita de ouro por algo que o descanse, mas esse é só o início de uma série de trocas. 

JOÃO, O FIEL: Sentindo o momento da morte um rei chama o seu fiel empregado João e lhe pede para cuidar de seu herdeiro e dos tesouros do reino. A vida do príncipe fica em perigo, quando este se apaixona pela princesa de ouro. Para salvar o príncipe João fiel não pode revelar o motivo de suas ações aparentemente estranhas. 

JOÃO DE FERRO: Um coronel acreano prende numa gaiola uma estranha figura que seus empregados encontraram no meio da Floresta Amazônica. Um dia o filho do coronel perde sua bola na gaiola da estranha figura e acaba por libertar-la. com medo de ser castigado pelo pai o menino pede para ir junto com o ser da floresta passando a ser seu empregado. 

JOÃO, PREGUIÇA DE PENSAR: Um jovem chamado João é conhecido como cabeça de galinha por ter preguiça de pensar. Sua mãe não irá poupar esforços para ensinar alguma coisa para joão, mesmo que não seja pensar.

OUTRAS HISTÓRIAS
OPÁSSARO DE OURO: Um fazendeiro muito rico descobre um dia que tem uma arvore que dá frutos de ouro. Misteriosamente começam a sumirtodas as noites um fruto da arvore. A pergunta “Quem sera o ladrão dos frutos?”, leva com que os filhos do fazendeiro embarquem numa incrível jornada em busca de um pássaro de ouro.

PRÍNCIPE SAPO: Uma jovem princesa perde sua bola de ouro perto de uma fonte, para tê-la de volta terá que abrigar em sua casa um sapo falante que diz ser um príncipe e que voltará ao normal assim que a princesa o beijar.
As Canções
         Nas apresentações são usadas ambientações sonoras com canções compostas para as histórias contadas, que são executadas pelos atores, acompanhadas ao violão e utilizando também instrumentos alternativos de percussão, tratando-se de músicas originais e/ou paródias de canções populares de domínio público.



Duração
A apresentação tem duração de 40min, aproximadamente.



Público alvo
Crianças de a partir de 5 anos.

 


(11) 2273-2053/ (11) 99367-6373/ (11) 98703-0199
doisnamala@gmail.com